Exposição e Eco-aula
SEE H2O e Prado Florido: Porquê?
10:00
Jardim de Infância, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário, Univ. Sénior
Parque Urbano de Santa Iria de Azoia
Lotação máxima: 60
Com possibilidade de transporte
Inscrições terminadas

Exposição SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água

Disponibilizando informação e esclarecendo conceitos sobre o recurso água, procurando transformar o público alvo em participantes ativos na proteção dos valores associados ao recurso.

A Exposição SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água pretende focar a importância dos três pilares do Plano – a Sensibilização, a Eficiência e a Economia Circular, como aparecem elencados no nome – na conservação do recurso água ao longo de todo o seu ciclo urbano, com base no território, suas variantes, entidades com responsabilidade e, ainda, procurando dar informações relevantes com recurso a consciencialização para o seu melhor uso e procura de uma economia circular. A exposição será então dividida nas três componentes já referidas, construindo, assim, três espaços com o seu próprio propósito, mas ligados entre eles.

Assim que o visitante entra no Centro de Educação Ambiental, é automaticamente levado para uma linha de água, através da imagem representada no envolvente. Esta primeira interação irá ter como objetivo a imersividade do visitante na exposição, num espaço onde não é partilhada informação, com exceção para a denominação da mesma. Este espaço irá dar as boas vindas ao visitante, permitindo-lhe sentir a ligação com o recurso e com o território.

Prado Florido: Porquê?

Consiste no conto de uma história sobre os benefícios de se terem prados, em vez de relvados, em locais que não sejam para usufruir pela população, como por exemplo, em rotundas ou espaços de pouca utilização entre passeios ou em zonas periurbanas, locais onde as pessoas não vão passear nem utilizam para recreio ou lazer.

Na história pretende explicar-se como os prados são constituídos por várias espécies de vegetação, mantendo uma elevada biodiversidade e adaptando-se às condições do local assim como a cada estação do ano. Podemos sentir e observar as diferenças no prado ao longo do ano, por exemplo, no outono e inverno os prados apresentam tons de verde, na primavera o prado está florido e no verão apresenta tons de amarelo.

No fundo esta atividade destaca os seguintes aspetos positivos dos prados: promover a biodiversidade, contribuir para a diminuição do uso da água, reduzir o impacte no aquecimento global e nas alterações climáticas, requerer um menor cuidado de manutenção, eliminar a necessidade de aplicação de fertilizantes, assegurar a conservação do solo.

PÚBLICO-ALVO

JI|1º| 2º ciclo